sexta-feira, 25 de maio de 2012

AFRICA... UM CONTINENTE... 25 de Maio Dia da Libertação de África


 África  Um continente que precisamos conhecer 25 De Maio dia de africa

A 25 de Maio comemora-se o “Dia de África”. África é o segundo continente mais populoso e mais extenso, depois da Ásia. Pensa-se ter sido em África que nasceram os primeiros seres humanos. Os mais antigos fósseis de hominídeos com cerca de cinco milhões de anos foram aqui encontrados. Dos 42 países que a constituem, em 5, fala-se português (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e S. Tomé e Príncipe). Em 25 de Maio de 1963, reuniram-se em Adis Abeba - Etiópia 32 chefes de estado africanos contra a subordinação que o seu continente sofria há séculos… Ao longo dos tempos e com os mais diversos termos, colonialismo, neocolonialismo, "partilha de África" os povos africanos viam as suas riquezas naturais e humanas roubadas por povos que se consideravam superiores. Na reunião de Adis Abeba, esses líderes criaram a OUA (Organização da Unidade Africana), hoje a União Africana.
Dada a importância desse encontro, a ONU, em 1972, instituiu o dia 25 de Maio como Dia da Libertação de África. Simboliza a luta e combate dos povos do continente africano pela sua independência e emancipação. Representa a memória colectiva dos seus povos e o objectivo comum de unidade e solidariedade na luta para o desenvolvimento económico do continente.
A criação da OUA deu forma à vontade dos africanos em se unirem num corpo único, capaz de responder, de forma organizada e solidária, aos desafios que visam criar as condições necessárias à construção do futuro dos filhos de África… Estudiosos da política africana afirmam que o continente deve eliminar factores como a instabilidade política e as mudanças ideológicas constantes. Também consideram necessário que as decisões da OUA sejam cumpridas nos países membros. Os conflitos, diminuíram e muitos países têm governos democráticos no entanto em Darfur continua a violência que afecta milhões de vidas. Na fronteira da Etiópia com a a Eritreia arrasta-se o conflito apesar de todos os esforços de paz e o conflito no Norte do Uganda tornou-se numa das piores tragédias humanitárias do mundo. Na África ao Sul do Sahara o vírus do VIH/SIDA tem um efeito devastador no futuro do continente africano.
Nessa comemoração de 49 anos homenageio a AFRICA MÃE com algumas imagens de uma AFRICA FILHA...
Uma África dentro de nós, pertinho de nós, mas ainda não está toda para nós...
PORQUE NÃO CAPA DE REVISTAS? 
DE BRAÇOS ABERTO BUSCAMOS PAZ...

UMA UNIÃO ENTRE OS PARES...

COM O SILENCIO DOS MAIS VELHOS...

OS MAIS NOVOS BUSCAM CONHECIMENTO...

SEMPRE ALEGRES E FELIZES...

COM PRAZER DE VIVER...

PARA ENTRAR, UMA PORTEIRA...RESPEITEM...

ENTRE O CEU E A TERRA UMA COBERTURA...

FEITA PELO NATIVO DESSA TERRA...

QUE TAMBÉM CULTIVA SUA ALIMENTAÇÃO...

LUZES EM SUA EXPRESSÃO...

SOL EM SEU SOLO...

AGLOMERADOS OU NÃO...

CANTANDO...

VERSANDO...

ENTOANDO...

TOCANDO...

AQUI TAMBÉM SOMOS UMA AFRICA...

ESSA É A MINHA HOMENAGEM AO DIA DE AFRICA

Nenhum comentário:

Postar um comentário