quarta-feira, 6 de outubro de 2021

NOSSAS & NOSSOS FOREVER




Um espaço destinado aos nossos irmãos que não estão juntos de nós em matéria mas sempre serão lembrados por nós.



  
NELSON SARGENTO
 Nelson Sargento OMC (Rio de Janeiro, 25 de julho de 1924 – Rio de Janeiro, 27 de maio de 2021), nome artístico de Nelson Mattos, foi um compositor, cantor, pesquisador da música popular brasileira, artista plástico, ator e escritor brasileiro. 

VÓ  MARIA 
Vó Maria lançou, aos 92 anos, na sala Cecília Meireles, o CD de rara qualidade “Maxixe não é samba”, idealizado pela neta Sonia Regina, para brindar familiares e amigos. Saiba mais. Exposição. O Instituto Cultural Cravo Albin apresentou, em abril de 2013, uma raríssima exposição dedicada à Vó Maria.




     
JANUÁRIO GARCIA
Januário Garcia Filho (Belo Horizonte, 16 de novembro de 1943 – Rio de Janeiro, 30 de junho de 2021 ) foi um fotógrafo brasileiro. Com extenso trabalho nas áreas de publicidade, música e documentação de afrodescendentes em âmbitos social, político, cultural e econômico, Januário participava de importantes espaços de memória, arte e cultura do povo negro além do âmbito profissional.

 
DELEGADO
Hélio Laurindo da Silva, mais conhecido como Delegado (Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 1921 - Duque de Caxias, 12 de novembro de 2012), foi diretor de bateria, ritmista e mestre-sala da escola de samba Estação Primeira de Mangueira, reconhecido como o maior mestre-sala do carnaval carioca, conquistando apenas nota máxima durante o período em que desfilou.


ROBERTO DELANE
Militante do movimento negro, implacável na luta contra o racismo, morou no Egito por muitos anos contribuindo com saberes internacionais, membro da Academia Irajaense de Letras, teve sua morte sem ser desvendada...





DON CRIDÃO
Ferroviário, e apaixonado pela musica negra, criador do Soul Train, grupo destinado a pesquisas musicais do Soul Músic, aliado ao Fã Clube James Brown e orientador de jovens na baixada fluminense...



DODO
Maria das Dores Alves Rodrigues, mais conhecida como Dodô da Portela (Barra Mansa, 3 de janeiro de 1920 — Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 2015) foi uma porta-bandeira de escola de samba brasileira. Participou de 21 campeonatos da Portela, sendo onze como primeira porta-bandeira da agremiação. É vencedora de dois Estandartes de Ouro, considerado o "Óscar do carnaval".


AZOILDA
O destaque ao cotidiano escolar se dá por ser o campo de ação direta deste projeto. Como todos os textos, também este tem uma memória. Vamos iniciá-lo. contando sua história. Quando percebemos a demanda de uma reflexão acerca da afetividade.


ABDIAS
Abdias do Nascimento (Franca, 14 de março de 1914 — Rio de Janeiro, 23 de maio de 2011) foi ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras.
Considerado um dos maiores expoentes da cultura negra e dos direitos humanos no Brasil e no mundo, foi oficialmente indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 2010

LUIZ DO SAX
O som diário do Metro e outros pontos de referencia do Rio de Janeiro, segundo suas falas, tocou em algumas das bandas musicais dos anos 70...


JOSE CARLOS BRASILEIRO
· José Carlos Brasileiro Maio  “Fazer o bem sem ver a quem”. É com essa filosofia que José Carlos Brasileiro, presidente e fundador do Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela, trabalha há 19 anos quebrando um tabu que envolve a inclusão de presos e o retorno de ex-presos ao convívio social.


 
EVA DO JONGO DE PIRAÍ



 
CARLOS NOBRE
15/10/2019 · Carlos Nobre foi um jornalista comprometido com a defesa dos Direitos Humanos e a igualdade racial. Um pesquisador e professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio . Formado em Jornalismo, mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes, pesquisador Nirema (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente)


MÃE BEATA
Beatriz Moreira Costa, conhecida como Mãe Beata de Iemanjá (Cachoeira, 20 de janeiro de 1931 – Nova Iguaçu, 27 de maio de 2017) foi uma mãe-de-santo, escritora e artesã brasileira, que desenvolveu trabalhos relacionados à defesa e preservação do meio ambiente, aos direitos humanos, à educação, saúde, combate ao sexismo e ao racismo.



MARCELO REIS

Ex-diretor Escola de Teatro Martins Pena, Marcelo era defensor das causas de igualdade racial, religiosa e grande entusiasta do carnaval, chegando a ser Rei Momo do Rio de Janeiro em 2005.Descrito pelos amigos como uma pessoa muito alegre e extrovertida, o artista participava ativamente da rotina do Renascença Clube, onde era muito querido.




MARINA MIRANDA
Marina Miranda (Paraíba do Sul, 30 de setembro de 1930) é uma atriz brasileira. Conhecida principalmente pelos papéis cômicos que a marcaram em programas humorísticos, como Crioula Difícil, Mandala e Dona Charanga (estes dois últimos em programas de Chico Anysio), a atriz faz parte do cenário artístico brasileiro desde 1971, quando participou de Os caras de pau.





EDUARDO 









ANTONIO POMPEO
Antônio Pompêo (São José do Rio Pardo ou São José do Rio Preto, 23 de fevereiro de 1953 - Rio de Janeiro, 5 de janeiro de 2016) foi um ator e artista plástico brasileiro.
Foi Diretor de Promoção, Estudos, Pesquisas e Divulgação da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura do Brasil.





EMILIO SANTIAGO
Frequentou a Faculdade Nacional de Direito, na década de 1960, inicialmente para se tornar um advogado. Ao decorrer do curso, Emílio desejou ser diplomata, pois o incomodava o fato de não existirem negros nos quadros do Itamaraty. Emílio já cantava nos bares da faculdade, em roda de amigos, apenas por diversão. No início, não queria se tornar um cantor profissional e tampouco pensava nisso. Quando as inscrições do festival de música da Faculdade foram abertas dali se tornando o grande interprete da MPB.






LUIZ MELODIA
Luiz Carlos dos Santos (Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 1951 – Rio de Janeiro, 4 de agosto de 2017 ), mais conhecido como Luiz Melodia, foi um ator, cantor e compositor brasileiro de MPB, rock, blues, soul e samba. Filho do sambista e compositor Oswaldo Melodia, de quem herdou o nome artístico, cresceu no morro de São Carlos no bairro do Estácio.






GERSON KING COMBO
Gérson Rodrigues Côrtes (Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1943 — Rio de Janeiro, 22 de setembro de 2020), conhecido como Gerson "King" Combo ou Gerson Combo, foi um cantor e compositor brasileiro de soul e funk. Iniciou a carreira em 1963, fazendo dublagem no programa "Hoje é Dia de Rock", apresentado por Jair de Traumaturgo, após passar por experiências como dançarino e coreógrafo, lançou-se como cantor,






LUIZ CARLOS DA VILA
Luiz Carlos Baptista, conhecido como Luiz Carlos da Vila (Rio de Janeiro, 21 de julho de 1949 — Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2008), foi um compositor e sambista brasileiro, conhecido por sua passagem pela ala de compositores da Vila Isabel, de onde tirou seu nome artístico.



Rato



CABEÇA BRANCA
Uma referencia dos Filhos de Gandhi RJ, vibrador e fiel a sua agremiação.



WALDIR ONOFRE
Waldyr Couto Onofre, (Itaguaí, 5 de agosto de 1934 — Rio de Janeiro, 7 de janeiro de 2015) foi um cineasta e ator brasileiro. Foi um dos primeiros cineastas negros do Brasil.



RUTH DE SOUZA

Ruth Pinto de Souza (Rio de Janeiro, 12 de maio de 1921 — Rio de Janeiro, 28 de julho de 2019) foi uma atriz brasileira. Considerada uma das grandes damas da dramaturgia brasileira e a primeira grande referência para artistas negros na televisão por seus papéis notáveis. Ruth destacou-se por ser a primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela na Rede Globo em A Cabana do Pai Tomás




 
TIA TETÉ
A matriarca do Quilombo de São José da Serra, Santa Isabel - Valença




VERA MENDES
Eterna presidente do Grupo Afro Agbara Dudu - grupo esse que influenciou uma geração em se identificar sua negritude e o seu lugar de respeito.


ZOZIMO BULBUL

Zózimo Bulbul nome artístico de Jorge da Silva (Rio de Janeiro, 21 de setembro de 1937 — Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2013) foi um ator, cineasta, produtor e roteirista brasileiro. Um dos maiores expoentes da Cinematografia afro brasileira nas décadas de 60 e 70, Zózimo Bulbul fez da história do povo negro no Brasil o seu caminho através do cinema. Como ator de cinema, trabalhou em mais de 30 filmes, atuou em clássicos como Terra em transe, Compasso de Espera e As Filhas do Vento. Em 1969, se tornou o primeiro negro a ser protagonista de uma novela brasileira, Vidas em Conflito da TV Excelsior. Em 1974 estreou como diretor com o curta em preto e branco Alma no Olho. Como produtor e roteirista, ele realizou até 2009 inúmeros curtas e um longa, todos com o foco na valorização da cultura negra no Brasil.


Pai Renato de Obaluaê




















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário