domingo, 1 de setembro de 2013

FESTA AFROLITERÁRIA - RIO DE JANEIRO

                                                               FLIAFRO

Escritores e escritoras africanos e afro brasileiros
Dois dias de puro saber. Leitura - Diversidade - Sustentabilidade Social e provocação.

No primeiro dia Professor Amauri Mendes Pereira autografando seu recente livro - Olhares - escrito por ele e Josina Silva.
Professor Júlio Tavares e outros grandes nomes da literatura brasileira e africana presentes.

Segundo dia mais aprendizado...conhecimento e trocas...
Madu Costa...Fala sobre um texto escrito por Nei Lopes, que na época fora feito para os seu netos, cita Helena Theodoro(belíssima coincidencia).
Madu Costa











A grande experiencia de Helena Theodoro  faz com que todos se concentram e transitam pelo mundo carnavalesco e entendam a relação entra o homem e a mulher quando por ela é explicado nas imagens do Mestre sala "o principio masculino e  a Porta Bandeira o principio feminino...Mas ainda, quem se lembra da musiquinha: Pai Francisco entro roda...? sabem da origem? então, do Boi Bumbá...e por aí foi se tendo uma lição literárica de como deveremos atender aos ensinamentos da lei 10639.





Azoilda Trindade, Vanda Ferreira e o moçambicano Ungulani Ba Ka Kosa deixaram bem claro o que sabem sobre educação, relações raciais e relações de generos. Vanda Fereira cita muito bem Lélia Gonzalez, quando em alguns momentos citava o Pretogues com forma de busca ao conhecimento, e a transversalidade existente nos dias de hoje como provocação.












 


Pensamentos, acontecimentos,  perspectivas, possibilidades e vontades foram debatidas durante essa mesa entre umas e outras fico uma boa provocação deixada por Neuza Pereira, sobre os 40% de mulheres negras que são só, criam seus filhos sem pai. "Qual o olhar para essas crianças? O Movimento Negro não tem uma fala de paternidade nessa história"

Muitos casos foram citados como referencia de educação de base, como Tia Alice da Mangueira, uma mulher negra atleta e cria todo aquele formato de educação e hoje nem é citada nos encontros educacionais.


































Um encontro direito a Cheiro da Feijoada de Iléa Ferraz

Escritores presentes:
Ele Semog, Binho Cultura, Ungulani BaKa Khosa(moçambique), Lia Vieira, Helena Theodoro, Madu Costa, Vera Duarte(Cabo Verde), Amauri Mendes e outros...






Nenhum comentário:

Postar um comentário