quinta-feira, 27 de julho de 2017

Dia Internacional da Mulher Negra LatinoAmericana e Caribenha.



Central do Brasil Rio de Janeiro, Mulheres negra se reúnem em preparação para a grande Marcha da Mulheres Negras, num encontro onde se discute e debates situações, direitos e deveres sobre as mulheres nesse país...  , 

                                                           25 de julho é 
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, a data homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola que resistiu com bravura à escravidão por cerca de duas décadas e se tornou uma Rainha. Tereza de Benguela tomou a frente da liderança do Quilombo de Quariterê depois da morte de seu companheiro, José Piolho. Documentos do período atestam que o Quilombo acolheu mais de cem pessoas, entre 79 negros e 30 indígenas. Localizado no Vale do Guaporé (MT), esse Quilombo resistiu da por décadas, de 1730 até o final do século XVIII. Tereza de Benguela foi capturada por soldados em 1770 e morta.
Em 2017, o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha faz referência à luta das mulheres contra o feminicídio, por reparações à comunidade negra e contra as reformas que estão destruindo os direitos das trabalhadoras brasileiras, sobretudo, das mulheres negras.
O Brasil é o 5º país que mais mata mulheres no mundo. Estamos atrás apenas de El Salvador, Colômbia, Guatemala e Rússia. São 13 mulheres vítimas de homicídio por dia, segundo dados de 2015 que podem (e devem) ser lidos no Mapa da Violência elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) de 2015. De acordo com o Mapa da Violência de 2015, entre 2003 e 2013, o aumento do número de assassinatos de mulheres negras foi de 54,2%, enquanto houve uma diminuição de 9,8% para as mulheres brancas no período.25 de julho é Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, a data homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola que resistiu com bravura à escravidão por cerca de duas décadas e se tornou uma Rainha. Tereza de Benguela tomou a frente da liderança do Quilombo de Quariterê depois da morte de seu companheiro, José Piolho. Documentos do período atestam que o Quilombo acolheu mais de cem pessoas, entre 79 negros e 30 indígenas. Localizado no Vale do Guaporé (MT), esse Quilombo resistiu da por décadas, de 1730 até o final do século XVIII. Tereza de Benguela foi capturada por soldados em 1770 e morta.















































Tambor de Cumba















Nenhum comentário:

Postar um comentário